Fogão velho, geladeira velha, mulher velha…

Toda terça-feira, por volta das dez horas da matina, é o mesmo cantochão: “geladeira velha, compro cobre, chumbo, ar condicionado velho, fogão velho, panela velha, bateria velha”…. Quem é do Rio já sabe que estou falando da Kombi do ferro velho, odiada por uns, ignorada por outros, perseguida pela prefeitura mas, convenhamos, tem a sua utilidade e é folclórica.

O mais curioso é que eu acreditava que essa kombi era única. Pesquisando no Google para escrever esse texto, descobri que existe uma espécie de rede, espalhados em vários bairros da cidade. A secretaria de ordem urbana é implacável: em 2010 apreendeu algumas delas em condições lamentáveis, como falta de para-brisas, cintos de segurança, vistoria vencida e motoristas sem habilitação. Bem no espírito da coisa…

A Comlurb, empresa de limpeza urbana carioca, recolhe gratuitamente esse tipo de material. Mas, às vezes estamos com pressa e as kombis ainda dão um troco, sem nenhuma burocracia. Na minha última mudança, eles levaram dois aparelhos de ar condicionado que, em petição de miséria, pediam uma merecida aposentadoria. Acho que essa comodidade é a responsável pela longevidade desse serviço informal.

Ouvir toda a semana o megafone anunciando que compra tudo o que é velho, me faz lembrar da infância, quando pelas ruas de Copacabana o “Garrafeiro” gritava anunciando sua chegada, o “Paneleiro” ou outro nome do gênero, sei lá, se instalava na calçada para reparar as panelas de ferro das residências e os “Burrinhos sem rabo”, que resistem até hoje, cruzavam a cidade transportando nossos bens.

Pois é, quem diria que a “Kombi do ferro velho” ia virar uma tradição!

2 comentários em “Fogão velho, geladeira velha, mulher velha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s