Posto Seis

Nasci em Copacabana, no Posto 4, na antiga Maternidade Arnaldo de Moraes. De lá fui direto para o apartamento no Posto 6, de onde só saí quando casei, 26 anos depois. Na minha rua os bondes passavam na mão e contra-mão, com o barulho metálico das rodas nos trilhos. Morava a uma quadra da praia, quando a Avenida Atlântica tinha uma só pista. Meu playground eram as areias daquela que, na década de 50, ainda era, merecidamente, a Princesinha do Mar.

Aprendi a nadar com um instrutor aposentado da marinha lá pertinho do Forte de Copacabana. Sol, chuva, águas frias, correntezas, não importava, todas as manhãs, antes da escola, lá íamos nós mar adentro, cada vez mais longe. A maior lição foi não ter medo e sempre respeitar o mar.

A vida me levou para cá e para lá e de repente estou morando novamente a uma quadra da praia, desta vez no Posto 4. Mas não importa, todo o dia caminho pela areia até o Posto 6. Copacabana, decididamente, não é mais a mesma mas a praia ainda está lá, livre e aberta para todos. Aliás, voltamos a tomar banho de mar, bem cedo, claro. Afinal, não dá mais para encarar aquele solão de meio-dia.

Dizem que o Posto 6 virou um dos points desse verão. Merece! Tem a colônia de pescadores e seus peixes fresquinhos, uma fortaleza histórica que virou museu, restaurantes, bares e quiosques, o ponto de encontro dos velhinhos do bairro, um clube tradiocional, mar calmo a maior parte do ano, gente bonita praticando Standup Paddle, um pequeno shopping center e enormes amendoeiras com suas sombras generosas.

Querem saber? É muito bom voltar para casa.

6 comentários em “Posto Seis

  1. Emerson através de sua narrativa voltei para Copacabana. Passei a seu lado ouvindo as conversas paralelas, o som dos carros, o barulho do mar. Pude sentir o cheiro da maresia. Que delícia! Obrigada! Sanou um pouco minha saudade daí.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s