O Concílio dos Deuses

Acredite se quiser: desde a década de 90 um grupo de americanos corre o mundo em busca de relíquias que poderiam conter o DNA de Jesus Cristo. A ideia é cloná-lo para provocar o Juizo Final, afinal seria o retorno previsto nas escrituras. Essa estranha revelação foi feita pelo escritor canadense John Leslie, em seu livro “The End of the World”, lançado nos países de lingua inglesa, em 1996.

Não sei o desfecho dessa jornada mas como continuamos por aqui e cada vez piores, possivelmente o projeto não saiu do papel ou ainda está em andamento. É bom lembrar que os lugares mais óbvios para encontrar essas relíquias são o Vaticano – que não ia achar nada engraçado – e a região da Palestina, sempre às voltas com guerras. É… por enquanto estamos sãos e salvos.

Ou não?

E se nesse momento, estivesse ocorrendo uma conferência com as divindades de todas as religiões que já existiram na Terra para decidir nosso futuro? Impossível, diriam os ateus. Nosso Deus é piedoso, protestariam cristãos, judeus e muçulmanos. O que for para ser, será, retrucariam hinduístas e budistas. Os gregos antigos criariam novos deuses e subdeuses para impedir essa assembléia e nossos indígenas pediriam proteção para Nhanderuvuçu e sua voz, conhecida como Tupã.

Nossas orações são fortes o suficiente para influenciar os Deuses? E se eles resolverem que nossa existência é um erro e chegou a hora de terminar? Temos como impedir nosso holocausto? Um asteróide, uma tragédia climática, uma guerra nuclear ou, pior e mais emblemático ainda, um vírus, a menor forma de vida, podem erradicar completamente o homem da Terra. Simples assim.

E o que acontecerá com o nosso legado, cultura, arte, monumentos, cidades, ciência e tecnologia? Os Deuses nem se preocupam, tudo isso será engolido pela Natureza e quem quer ou que quer que tome nosso lugar nem perceberá que o ser humano existiu.

Estarão os Deuses já reunidos? Não sei, ninguém saberá. No entanto, tenho a sensação de que alguns sinais estão por aí e são preocupantes, até demais, mesmo para quem gosta de ler e escrever ficção, científica ou não.

Foto: Chernobyl (AP)

4 comentários em “O Concílio dos Deuses

  1. Gostei da sua crônica.
    Muito pertinente…
    Sempre questiono o porquê da existência do ser humano, ou melhor, porque, dentre todos os seres que habitam nosso planeta, só a nós foi dado o famigerado “livre arbítrio”, e uma inteligência dita superior aos demais seres.
    Livre arbítrio? Somos regidos pelos modismos, pelos desvarios religiosos e políticos – um tão atrelado ao outro, que aberração – pela ambição de exibir nossas posses, por tantas bobagens que nos tiram a saúde, a alegria, e tantas oportunidades de simplesmente usufruir a beleza da vida…
    Somos infelizes como indivíduos e como grupos, ou então não haveriam tantos remédios, dietas, regras de conduta, de bem vestir, etc.
    Guerreamos, roubamos, agredimos, transgredimos, não temos mais tempo para nada nem para ninguém, estamos sempre com pressa, estamos sempre consumindo os últimos modismos, estamos sempre endividados, estamos sempre reclamando, estamos sempre sós…
    Mas há uma coisa que me encanta, e que para mim é um sinal de alerta: quando, numa pequena fenda no asfalto, ou entre duas pedras, ou até mesmo no rebôco de uma parede, surge uma planta, muitas vezes com flor.
    Observe.
    São muitas, e quase ninguém dá importância. Quando notadas, são logo arrancadas para não enfeiar o piso ou a parede.
    Para mim são um aviso da Natureza, como se estivessem ali para nos lembrar da nossa insignificância, da nossa pequenez, da nossa falta de importância. Se a raça humana conseguir se destruir, imediatamente a mata, as flores e os outros animais ocuparão o planeta. Pelas frestas, pelas fendas das nossas construções horrendas.
    E nós não faremos a menor falta…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s