Ventiladores

O que seria de nós se o engenheiro americano Schuyler Skaats Wheeler não tivesse inventado o ventilador e o incansável alemão Philip H. Diehl, engenheiro mecânico e inventor, responsável por centenas de patentes nos Estados Unidos, não desenvolvesse o ventilador de teto, dando-se ao luxo de colocar uma luminária para que pudesse substituir com vantagens os velhos lustres que “apenas” iluminavam o ambiente?

De 1882, data das patentes, até hoje são 133 anos e os ventiladores ainda são os mesmos, talvez esteticamente mais antenados com o nosso tempo. No entanto, ventiladores são baratos, confiáveis, resistentes e estão presente em qualquer lugar que você imaginar, inclusive (e principalmente) naqueles prédios de fachadas envidraçadas, tetos baixos, janelas eternamente fechadas, com refrigeração dia e noite por ar-condicionado.

Ventiladores, de teto ou não, ao contrário de nossos políticos, são democráticos e trabalham pelo povo sem esperar ou exigir retribuição alguma. Aliás, são tão bons que, uma vez estragados ou ultrapassados, basta trocá-los por um modelo mais moderno.

O ar-condicionado veio bem depois, em 1902, graças aos experimentos do também engenheiro americano Willis Carrier que, resumidamente, construiu um aparelho que regulava a temperatura e a umidade do ambiente. Pronto, sem ninguém perceber, estava resolvido o grande problema que aflige quem mora em cidades “calorosas” em excesso, como o Rio de Janeiro.

O que não dá para entender é porque 113 anos depois, a frota de ônibus do Rio não tem ar-condicionado e as autoridades e as empresas do setor fingem que estão resolvendo o problema. Aliás, pior: metade das escolas municipais, bem como grande parte da rede hospitalar idem. Isso na cidade mais quente do Brasil.

Pois é, ventiladores sempre cumprem o que prometem.

Já os prefeitos…

2 comentários em “Ventiladores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s