Dez bilhões no lixo

9 comentários sobre “Dez bilhões no lixo”

  1. Carlos!

    Entendo sua atitude, ainda mais que agora vê essa degradação quase diariamente! Sou solidária! E pedindo licença!

    É que a Baia da Guanabara faz parte de mim desde minha infância. Tenho também um apreço por ela!

    Há pouco tempo fiz mais um apelo ao cidadão do que propriamente um artigo sobre a poluição que ainda tem nela… Mesmo sem esquecer dos governantes:
    “(…)Vale registrar que dela fazem parte 15 municípios. Cujas áreas urbanas vão de média à alta densidade demográfica, e que tiveram um crescimento sem o menor planejamento urbano por ter sido meio abrupto. Que além de gerar vazadouros de lixos clandestinos, há o problema com os aterros sanitários: o que fazer com todos eles? Mas há de se pensar também em quantas estações de tratamento de esgotos deveriam existir para cumprirem seu papel?(…)”

    Cujos ambientalistas não minimizarão o problema, mas como o meu foco era o cidadão comum que joga o lixo nela, diretamente ou não… foi por esse ângulo que eu segui:
    “(…)Sua bacia hidrográfica é composta de 35 rios. Cuja foz de cada um deles há os berçários também das espécies marinhas dessa baia em seus manguezais. Agora, a recuperação desse importante bioma tem recebido atualmente elogios de ambientalistas. Cuja crítica recai mesmo na quantidade de lixo que ali desaguam, dificultando uma recuperação mais rápida. Bem, do lixo industrial há o caminho pelas leis ambientais… Mas como achar o “dono” desse lixo? Um problema diário e que não diminui!(…)”

    “(…)Agora, o cidadão comum deve saber que também é responsável pela recuperação ambiental da Baia de Guanabara! Não suje esse belíssimo patrimônio de todos nós!”

    https://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2014/11/13/nao-deixe-seu-lixo-poluir-a-baia-de-guanabara/

    De vez em quando eu “falo” diretamente com os sujismundos por aí! Mesmo sendo uma missão quase impossível fazer com que não saiam jogando o lixo por aí!

    Curtido por 1 pessoa

    1. E em outro artigo sobre o Reuso da Água, pode ser uma das saídas para os munícipios no entorno dessa baia.

      Estação Ecológica de Esgotos:

      “(…)Um outro exemplo vem de Araruama, município do Rio de Janeiro. Onde se encontra a maior estação ecológica de esgotos do Brasil. Algo que poderia ser copiado em outros municípios por ser uma estação de tratamento de esgoto que não exala mau cheiro nem odores à vizinhança. O que só por isso ja seria ótimo. Mas ela também não utiliza nem energia elétrica e nem produtos químicos para tratar a matéria orgânica. Pois são certas espécies de plantas que fazem toda a “limpeza”. É formidável o projeto! Para quem tem acesso ao Globo Sat Play poderá conhecer essa Estação Ecológica de Esgoto pelo programa Cidades e Soluções, segue o link:
      http://globosatplay.globo.com/globonews/v/3562586/
      Aliás, esse programa, o Cidades e Soluções, deveria ser transmitido também no canal aberto. Seria um grande serviço ao país!(…)”

      https://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2014/11/10/o-reuso-da-agua-precisa-se-tornar-um-habito/

      Curtido por 1 pessoa

    2. Concordo, Valéria. Deixar esses assuntos só na tv a cabo é privar grande parte da população de informação. Tomei a liberdade de colocar o link do seu artigo “Não deixe o seu lixo poluir a Baia da Guanabara” no final do meu post. Esse tem que ser compartilhado! Um abração.

      Curtido por 1 pessoa

    3. E aí a gente lê seu ótimo texto, vê que foi escrito em 2013, olha prá Baia da Guanabara, sabe que ano que vem tem Jogos Olímpicos e descobre que ela está ainda mais suja, abandonada e criminosamente usada para fins escusos (leia-se obras inúteis). O pior é que a população parece que não dá a mínima, poucas vozes se ouvem protestando e cobrando alguma atitude. Uma pena, nossa Baia está morrendo, mas acredito que não podemos esmorecer e silenciar. Vamos continuar fazendo barulho, enchendo o saco das “autoridades”, perturbando a mídia. Afinal, blogs são para isso mesmo. Um abração e muito obrigado pelo comentário.

      Curtido por 1 pessoa

  2. É muita grana mesmo jogada no sabe lá que “lixo”… Moscatelli está certo!

    Falta disposição e em um trabalho contínuo mesmo que não se reelejam. Esse é também um item importante tanto por parte dos Governadores quanto das Prefeituras da Região Metropolitana: a continuidade pelo saneamento básico! Seria com todos se unindo com esse propósito e independente de partido político.

    É pensar pelo e para o povo já que foi para isso que se reelegeram!

    Fazendo o tratamento do esgoto de forma conjunta o mesmo não chegar in natura na Baía.

    E o povo deixar de jogar o lixo fora das lixeiras! Até que poderiam voltar com a campanha do Sujismundo. Eu quase apanhei quando sugeri isso num fórum… É que associam a algo do tempo da Ditadura. Enfim, creio que a campanha foi válida!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s