Por que os kamikazes usavam capacetes?

1) porque eram militares e o capacete faz parte do uniforme ;
2) para proteger a cabeça de pancadas e do frio;
3) e o mais importante, o sistema de comunicações entre a base e os outros aviões era feito através de fones e microfones, dentro do capacete.

Kamikaze, que pode ser traduzida como “Vento Divino”é uma palavra japonesa — comum por ter se tornado o nome de um tufão que dizem ter salvo o Japão em 1281 de ser invadido por uma frota líderada por Kublai Khan, conquistador do Império Mongol. Os Kamikaze Tokubetsu Kōgekitai foram unidades de ataque suicida por aviadores militares do Império Japonês contra navios aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 2.525 pilotos morreram em ataques Kamikaze, causando a morte de 4.900 soldados aliados e deixando mais de 4 mil feridos. O número de navios afundados é controverso. A propaganda japonesa da época divulgava que os ataques conseguiram afundar 81 navios e danificar outros 195. A Força Aérea Americana alega que 34 barcos afundaram e 368 ficaram danificados.

O Vice-Almirante Takijiro Onishi, vice-chefe do Estado Maior Geral da Marinha e criador das operações Kamikaze, cometeu seppuku nos seus aposentos em Tóquio em 16 de Agosto de 1945, um dia após o anúncio da rendição incondicional do Japão. Conformemente, Onishi não utilizou um kaishakunin – assistente encarregado de decepar a cabeça do suicida logo após ele rasgar o estômago com um punhal – em seu ritual de suicídio, e morreu do ferimento 15 horas após o ato.

Em sua carta de despedida, pedia desculpas aos pilotos que ele tinha enviado para a morte, e incitava todos os jovens civis que tinham sobrevivido à guerra para trabalharem de modo a reconstruir o Japão e defender a paz entre as nações. Deixou também, como manda a tradição, o seguinte poema:

“Hoje em plena floração,
amanhã dispersa pelo chão.
A vida é uma flor delicada.
Como esperar que a sua fragrância dure eternamente?”

Um comentário em “Por que os kamikazes usavam capacetes?

  1. Adoro suas histórias sobre a guerra.
    Neste fim de semana assiste ao filme O Julgamento de Nuremberg, de 1961, e. é claro, adorei.
    Essa breve notícia sobre os kamikases está ótima.
    No filme O Último Samurai – você viu? – um ex-lider samurai, bandeado para o lado dos japoneses “modernosos” é capturado pelos samurais (autênticos) e, para aplacar sua vergonha, comete o harakiri. O líder samurai, Katsumoto, herói do filme juntamente com o Tom Cruise, corta-lhe a cabeça fora, após ele rasgar o próprio estômago com a espada.
    Agora eu entendi o porquê!! A morte seria lenta…
    Um beijinho, e boa noite.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s