Passarinho verde

Que é isso, menino? Viu passarinho verde? Antigamente – e coloca antigamente nisso – usava-se muito a expressão, “viu passarinho verde?” que como acabei de descobrir quando escrevia esse artigo, não tem o mesmo sentido que usavam lá em casa.

Explico. Quando estava “atacado”, impossível, um chato mesmo, minha mãe, antes de partir para os “finalmentes”, perguntava se eu tinha visto passarinho verde. Como tínhamos um periquito verde na gaiola, o malcriado aqui respondia que sim e, invariavelmente, ganhava um cascudo de volta.

Pois é! Na verdade, a expressão se refere ao pessoal que, sem nenhum motivo aparente, manifesta exagerada alegria. Como todo o motivo tem um causa, o site “História e Suas Curiosidades” dá a explicação:

“Essa expressão surgiu no Brasil, no século XIX. (…) Na época do Brasil-Império, era moda uma mocinha ter como animal de estimação um papaguaio ou mesmo um periquito. Era chique também a mocinha ficar com o periquito na janela olhando os transeuntes passar. Quando ela se engraçava de um jovem e quando entre eles havia um certo contato, um pré-namoro, e quando ele a convidava para se encontrarem às escondidas, ela dizia que o sinal para o encontro dar certo ou não seria o seguinte: quando rapaz passasse em frente à casa dela, se ela estivesse com o periquito na janela era sinal de que o encontro iria dar certo. Caso contrário, não daria.

Quando o rapaz via a moça e seu respectivo periquito, geralmente dava um sorriso e saía todo contente. Alguns amigos que já sabiam da proeza, ao notarem o rapaz sorridente, geralmente diziam assim: “Você parece que viu passarinho verde.” Ou seja, fulano viu o periquito ou o papaguaio (ambos também chamados, à época, de passarinho verde, principalmente pelos estrangeiros) da moça, sinal inequívoco de um encontro às escondidas.”

Pois é!

4 comentários em “Passarinho verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s