O foro da monarquia

Resquício da monarquia, o foro especial foi irresponsavelmente ampliado pela Constituição de 1988 – aquela que se intitula “cidadã” – passando a abranger cerca de 22 mil “autoridades”, entre elas o presidente e vice-presidente da República, ministros, deputados, senadores, comandantes das Forças Armadas, governadores, prefeitos, magistrados dos tribunais superiores, desembargadores e juízes estaduais e federais, membros do Ministério Público e membros dos Tribunais de Contas.

Uma festa imperial, sem dúvida alguma! Esse é o tamanho atual da “Corte” do Brasil.

Felizmente existem brasileiros que defendem o fim dessa imoralidade. O ministro Luiz Barroso, do STF, afirmou que “o foro por prerrogativa de função frequentemente leva à impunidade, porque ele é demorado e permite a manipulação da jurisdição”. Segundo o juiz Sérgio Moro, “o foro privilegiado fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais”. Para a atual presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, “privilégios existem na monarquia e não na República”.

A nomeação do cidadão Wellington Moreira Franco, citado 34 vezes na Operação Lava Jato na delação de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente Relações Institucionais da Odebrecht empreiteira, o “Angorá”, como seria conhecido, aparece em “negócios” na área dos aeroportos. O delator também citou esquema envolvendo o aeroporto de Goiânia, bem como indícios de que houve corrupção no processo de concessão de aeroportos realizadas em 2011, 2012 e 2013, no governo Dilma.

bons-companheiros-governador-abraca-carlinhos-maracana-sob-vigilancia-dePois é, e para os esquecidos, vale lembrar o final melancólico do seu governo no Estado do Rio (1987/91), recebendo figuras do crime organizado no Palácio Guanabara. Sob qualquer ponto de vista, um nome que já deveria ter sido esquecido mas, como estamos no Brasil e a República ainda é uma ficção, somos obrigados a assistir as cenas indecentes do atual imperador nomeando seu leal, obediente e agradecido vassalo, livrando-o das garras da justiça.

Que vergonha!

Fontes:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2017/02/o-que-ha-contra-moreira-franco-novo-ministro-de-temer-na-lava-jato-9712505.html
http://www.conjur.com.br/2014-ago-28/privilegios-existem-monarquia-nao-republica-carmen-lucia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Foro_especial_por_prerrogativa_de_fun%C3%A7%C3%A3o
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/19/Quem-tem-foro-privilegiado-no-Brasil.-E-quais-as-propostas-para-mudar-essa-regra
http://www.ebc.com.br/noticias/2016/03/entenda-o-que-e-foro-privilegiado

Publicado por Carlos Emerson Junior

Sou carioca, escritor, fotógrafo nas horas vagas, casado. Moro em Nova Friburgo, na Serra Fluminense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: