O foro da monarquia

Resquício da monarquia, o foro especial foi irresponsavelmente ampliado pela Constituição de 1988 – aquela que se intitula “cidadã” – passando a abranger cerca de 22 mil “autoridades”, entre elas o presidente e vice-presidente da República, ministros, deputados, senadores, comandantes das Forças Armadas, governadores, prefeitos, magistrados dos tribunais superiores, desembargadores e juízes estaduais e federais, membros do Ministério Público e membros dos Tribunais de Contas.

Uma festa imperial, sem dúvida alguma! Esse é o tamanho atual da “Corte” do Brasil.

Felizmente existem brasileiros que defendem o fim dessa imoralidade. O ministro Luiz Barroso, do STF, afirmou que “o foro por prerrogativa de função frequentemente leva à impunidade, porque ele é demorado e permite a manipulação da jurisdição”. Segundo o juiz Sérgio Moro, “o foro privilegiado fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais”. Para a atual presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, “privilégios existem na monarquia e não na República”.

A nomeação do cidadão Wellington Moreira Franco, citado 34 vezes na Operação Lava Jato na delação de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente Relações Institucionais da Odebrecht empreiteira, o “Angorá”, como seria conhecido, aparece em “negócios” na área dos aeroportos. O delator também citou esquema envolvendo o aeroporto de Goiânia, bem como indícios de que houve corrupção no processo de concessão de aeroportos realizadas em 2011, 2012 e 2013, no governo Dilma.

bons-companheiros-governador-abraca-carlinhos-maracana-sob-vigilancia-dePois é, e para os esquecidos, vale lembrar o final melancólico do seu governo no Estado do Rio (1987/91), recebendo figuras do crime organizado no Palácio Guanabara. Sob qualquer ponto de vista, um nome que já deveria ter sido esquecido mas, como estamos no Brasil e a República ainda é uma ficção, somos obrigados a assistir as cenas indecentes do atual imperador nomeando seu leal, obediente e agradecido vassalo, livrando-o das garras da justiça.

Que vergonha!

Fontes e fotos:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2017/02/o-que-ha-contra-moreira-franco-novo-ministro-de-temer-na-lava-jato-9712505.html
http://www.conjur.com.br/2014-ago-28/privilegios-existem-monarquia-nao-republica-carmen-lucia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Foro_especial_por_prerrogativa_de_fun%C3%A7%C3%A3o
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/19/Quem-tem-foro-privilegiado-no-Brasil.-E-quais-as-propostas-para-mudar-essa-regra
http://www.ebc.com.br/noticias/2016/03/entenda-o-que-e-foro-privilegiado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s