Edi-Torial

Já havia prometido a mim mesmo que não ia mais tocar, escrever, falar ou insinuar qualquer coisa – inclusive gracinhas – sobre lava-jato, corrupção, política, lula, dilma, aécio, temer, pt, pmdb, psdb, pp (e todos os 30 e não sei quantos partidos), justiça (lenta, partidária, obsoleta, corrupta também), rio de janeiro (pezão, cabral, paes, crivella, garotinho, rosinha e por aí vai), futebol, olimpíadas, sei lá, tudo isso que envergonha o Brasil.

Resumindo, o que eu queria (e deveria) fazer era dar um pulo no futuro (se é que ele existe), pegar uma nave interestelar até uma galáxia qualquer, hibernar uns 150 anos, dar um rolê por lá e voltar para nosso planetinha, dormindo de novo por mais 150 anos. Aí sim, se o Brasil ainda existisse, talvez (eu disse talvez), valesse a pena continuar morando nesta terra de clima quente, rica em recursos naturais, com uma flora e fauna únicas e um povinho que vem estragando tudo desde que cabral (o português) baixou por essas bandas.

Infelizmente as viagens tripuladas ao espaço não vão mais sequer à Lua, mas o que eu quero deixar claro é que tempos piores ainda podem vir se todo mundo resolver deixar prá lá e apenas sobreviver (o que, aliás, já é uma coisa muito complicada aqui no Rio). Não entendo como a população gasta tanta energia com somenos e é incapaz de demonstrar (pelo menos) alguma indignação pública com tudo e todos que aí estão enrolados até a alma, alguns presos, é verdade, mas contando com a eleição do ano que vem para retornarem triunfais com seus esquemas, roubos, canalhices e a pouca (ou nenhuma) vergonha de sempre.

Sei lá. Na França, em 1789, por causa de um brioche, cortaram (literalmente) um monte de cabeças coroadas. Na Rússia, em 1917, mais outro tanto. Por aqui, nem um pio. Pois é, daí lembro que alguém falou que o brasileiro é um povo pacífico. Que nada, somos apenas um povo passivo.

Pintura: Tomada da Bastilha, de Jean-Pierre Louis Houël

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s