Morro de vergonha

Arte: Brian Stauffer

Morri de vergonha quando vi a prisão do quinto ex-governador do Estado do Rio, todos por corrupção. Cinco! Deve ser um recorde mundial, digno (na verdade, indigno) de constar no Guiness. Mas eles não estão sozinhos. Dois ex-presidentes, uma penca de deputados da Alerj, prefeitos, ministros, secretários, assessores, vereadores, empresários, caramba, a lista não tem fim! Senti vergonha, sim. De ser brasileiro e carioca. Não levamos eleições a sério, nem hoje, nem nunca. Eleição é tratada como um jogo de futebol, uma obrigação chata que, para quem mora no Rio, acaba atrapalhando a praia.

Votamos mal porque um parente pediu, um vizinho recomendou, um amigo avalizou. Votamos mal porque o candidato nos dá telhas para o telhado de casa, promete uma assessoria para nossos filhos, contratos milionários e certos para nossas empresas nas licitações das prefeituras. Votamos mal porque, talvez, sejamos tão corruptos quanto os canalhas que acabaram com a economia do nosso Estado do Rio, com a Segurança Pública, com a Educação e a Saúde. Vocês já perceberam como nossas cidades estão quase todas na miséria?

Pois é… Cinco governadores! Morro de vergonha.

Publicado por Carlos Emerson Junior

Escritor e Fotógrafo

Se junte à conversa

4 comentários

  1. Foi por sentir essa vergonha e por perder meu orgulho de dizer que sou carioca da gema que já na boa idade resolvi chutar meu balde e fugir dessa cidade e desse país. Aqui quando me perguntam, “é brasileiro” digo que foi por acidente, meus pais em viagem acabaram por me fazer nascer aí. Pretendo com ajuda de Deus não mais voltar, afinal não é pela terra nem pelos bons cidadãos, mas por essa porca corrupção.😥

    Curtido por 1 pessoa

    1. O Rio chegou no fundo do poço (se é que esse poço tem fundo). Aqui no interior todo mundo me olha com pena quando descobrem que eu morava lá. Aliás, só mesmo os cariocas da gema (como eu também) completamente sem noção é que acreditam naquela velha conversa de Cidade Maravilhosa. Já foi. Já era. Um abração.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: